O que é "BICO DE PAPAGAIO"?


 Os discos intervertebrais (estrutura cinza na imagem acima)degeneram em certo grau, na maioria dos indivíduos, em torno da sexta ou sétima décadas da vida. Isto resulta num estreitamento dos discos intervertebrais, especialmente nos mais móveis (como e o caso das cervicais e lombares), e na formação de osteófitos, também conhecido como "bicos de papagaio" nas margens das vértebras adjacentes (acima e abaixo da vértebra em questão).

 Existem 'bicos' anteriores e osteófitos posteriores que se protraem em direção central, estreitando o canal medular, gerando dormência, dor do tipo espasmo muscular, diminuição de sensibilidade e força e até mesmo a ausência total destas, na região abaixo da compressão, ou lateralmente para comprimir as raízes espinhais nos canais intervertebrais, gerando dormência, diminuição da sensibilidade e força ou até mesmo a ausência total, destas, no membro cuja raiz e responsável pela inervação.

  Sobrepeso, carregar objetos pesados, sedentarismo, má postura e etc, favorecem a formação dos osteófitos e seus respectivos sintomas causando limitações funcionais e principalmente dor.